30/09/2021:
União Geral do Trabalhadores de Pernambuco

UGT
Aconteceu na terça-feira (21), o Debate sobre Conjuntura Política para 2022 organizado pela UGT-PE. A palestra ocorreu no Recife Praia Hotel, no Salão Boa Vista e foi ministrada pelo presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, que trouxe esse debate de grande importância para o movimento sindical.

O debate contou com a presença de Severino Ramos, presidente do Sindicato do Comércio do Recife, João Carlos, presidente do SEEB Jaboatão, Rafael Guerra do SEIU (Sindicato Americano de Serviços e Fast Food), que falou a respeito da campanha global referente aos trabalhadores de Fast Food, tratando um pouco sobre assédio no âmbito de trabalho e o funcionamento dos estabelecimentos durante pandemia e outros diversos sindicatos ugetistas.

Durante o debate, foram distribuídos kits com álcool em gel, máscaras e cartilhas da campanha “Sem Direitos Não é Legal”, que traz informações para os trabalhadores se protegerem dos abusos cometidos pelas empresas.

Sobre a campanha Sem Direitos Não é Legal
A campanha “Sem Direitos Não é Legal” faz parte de uma iniciativa global pelos direitos dos trabalhadores do McDonald's, que se concentra nas violações às leis brasileiras, práticas anticoncorrenciais de “social dumping” e desrespeito contínuo aos direitos trabalhistas básicos. A campanha luta por mais segurança no trabalho, no caso específico, as redes de fast-food; fim do acúmulo de funções, pagamento de insalubridade e combate ao assédio sexual e moral, ao racismo e à LGBTQIA+fobia. A iniciativa conta com o apoio das centrais sindicais UGT, CUT e apoio e conexão global com a União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) e com o sindicato norte-americano SEIU (Service Employees International Union).