Institucional

A UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES - UGT - é uma associação civil com prazo indeterminado de duração, com jurisdição em todo território brasileiro e representação em todos os Estados. É entidade de grau máximo de representação sindical e tem a finalidade de coordenar, representar e defender os direitos e os interesses dos trabalhadores.

É uma organização sindical formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores - CGT, Social Democracia Sindical – SDS, Central Autônoma de Trabalhadores - CAT e de um amplo grupo de sindicatos independentes. A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores que se realizou nos dias 19, 20 e 21/07/07 em São Paulo, Capital, e reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, ocasião em que foi eleita a 1ª executiva nacional para um mandato de 4 anos tendo como presidente Nacional, o sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

A UGT é constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador."

Manifesto de Fundação da UGT

Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador. A UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um projeto social pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.

Equipe

Gustavo Walfrido

Gustavo Walfrido é o Presidente da UGT em Pernambuco desde a sua fundação. Formado em Administração e Direito, toca com justiça e eficiência todas as ações da Central no estado.


Luiz Nelson

Luiz Nelson, ou simplesmente Nelsão, é Secretário-Geral da UGT-PE e está à frente de toda a divulgação da UGT para os sindicatos filiados e toda a sociedade civil.


Maurício Luna

Entre os diretores, Maurício Luna é um dos responsáveis pela articulação política da nossa Central em Pernambuco junto aos sindicatos da base.


Severino Romero

Severino Romero é diretor administrativo da nossa central e cuida de operacionalizar a estratégia e as ações da UGT a nível gerencial e prático.


Kelly Pedrosa

Kelly é jornalista e trabalha como assessora de comunicação produzindo matérias parao site e para o jornal, gerenciando contatos e organizando eventos da central.


Roberto Pedrosa

Designer gráfico, Roberto também é assessor responsável por toda a comunicação visual da UGT/PE e escreve matérias tanto para o Jornal do Trabalhador quanto para este site.


Andréa Fragoso

Nossa secretária Andréa é o ponto de contato inicial da UGT com o público em geral e a central deposita toda confiança na sua capacidade em gerir informações importantes.